sexta-feira, 21 de maio de 2010

(Eram 10h15 do dia 22 de Maio de 1995, quando foi recebida a informação via telefone (D. Gabriela) da Junta Central do C.N.E. ao Chefe Fundador José António Goulart:
Está oficializado o Agrupamento de Nossa Senhora da Conceição, com o número 1064, Paróquia da Conceição - Freguesia de Conceição - Concelho de Horta - Açores.)


Assim, nasceu o terceiro Agrupamento de Escuteiros na Ilha do Faial.
Foi há 15 anos atrás que a nossa história começou,
Nos jogos e corridas a amizade nos juntou.
A ideia era comum, Jesus Cristo p'ra modelo,
Fazendo como B.P., deixar o mundo mais belo.
Na Cripta nos reuníamos, a nossa sede de brincadeiras,
E todos nos conheciam por vivermos sem fronteiras.
Fomos Guerreiros em batalhas que ninguém pode imaginar,
Vivemos mil aventuras, fomos heróis sem pensar.
1064, somos toda esta gente
Que quer viver a vida de uma forma diferente
1064, somos muitos, já fomos mais,
uns ficaram, outros partiram, mas não esqueceremos jamais.
Os anos foram passando, muita coisa se alterou,
A velha cripta abandonámos, mas o ideal não mudou.
Na farda que vestimos a certeza de acreditar,
Que o Escuta verdadeiro o mundo pode mudar.
São tempos de escalada, de longos raids caminhando,
Com a certeza no coração que se faz caminho andando.
Tantas noites de Vigília, de Louvor e de Oração,
À volta da Fogueira sempre ao som de uma canção...
Dedico estas simples quadras ao meu (e aos que o sentirem também seu) Agrupamento 1064 pela passagem do seu 15º. aniversário. Bem hajam todos que, ao meu lado, tomaram em ombros tão pesada decisão.
José Antonio Goulart (Coelho Bravo)
«O Escutismo é um Movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas. A nossa intenção é formar Homens e Mulheres que saibam dicidir por si próprios, possuidores de 3 dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço.»
Baden Powell, Fundador do Escutismo.







quarta-feira, 12 de maio de 2010

Escuteiros da Conceição em Encontro Nacional do ECOs-Locais

Nos dias 17 e 18 de Abril realizou-se, em Aveiro e São Jacinto, o Encontro Nacional do ECOs-Locais que contou com a participação do Agrupamentos de Escuteiros da Freguesia da Conceição.
A Equipa Puma (Pioneiros) do Agrupamento 1064 do Corpo Nacional de Escutas, apresentou o projecto intitulado “Biodiversidade”.
A equipa do Faial foi composta por Nelson Brum, Patrícia, Susana e Tatiana Meirinho e ainda pelo Dirigente, José António Goulart.
O evento teve, de acordo com informação enviada à nossa redacção, uma componente lúdica e didáctica com actividades de cooperação destinadas aos escuteiros e população local.
O ECOs-Locais é um projecto de educação e cidadania ambiental, de âmbito Nacional, que promove a participação e responsabilização dos jovens e da Comunidade envolvente na prevenção e resolução dos problemas ambientais ao nível local.












É um projecto da responsabilidade da LPN, com a parceria do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR (SEPNA). Tem financiamento do EEA Grants, Fundo ONG – Componente Ambiente.
A Sessão Pública do Encontro teve lugar no dia 17 de manhã, no Centro de Congressos de Aveiro, e conteve a intervenção da Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro.
Todos os intervenientes elogiaram o projecto ECOs-Locais, dando ênfase à sua importância como ferramenta de educação e cidadania ambiental e de cooperação entre entidades.
Na Sessão Pública foi realizada a apresentação do projecto ECOs-Locais, dando especial relevo aos seus objectivos, à implementação e resultados da fase piloto, que decorre até finais de Maio, e aos futuros desafios do projecto.
Actualmente há 18 equipas inscritas, tendo tido 4 a oportunidade de apresentarem no Encontro o seu trabalho e as ECO-Acções que desenvolveram. No final decorreu a entrega das insígnias do ECOs-Locais aos elementos das equipas participantes, realizada pelos dirigentes da LPN, CNE e SEPNA.






Na parte da tarde do dia 17 de Abril, as actividades tiveram continuidade, agora em São Jacinto e dirigidas especialmente aos escuteiros. Estes, divididos por equipas, foram desafiados a realizar um Diagnóstico Ambiental à vila de São Jacinto, tendo depois que apresentar os resultados e as soluções propostas ao Presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto e à coordenadora da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, tal como aos restantes colegas. Seguiram-se vários jogos e dinâmicas que possibilitaram o convívio, partilha de experiências e sensibilização.
No dia 18 de Abril foram realizadas várias ECO-Acções, algumas que deram resposta a situações detectadas no diagnóstico realizado no dia anterior. Estas acções tiveram lugar na vila de São Jacinto e abrangeram a sensibilização da comunidade para os resíduos, desde a recolha do lixo das ruas a actividades relacionadas com a sua separação para reciclagem, a plantação de árvores e arbustos e a eliminação de algumas espécies exóticas muito abundantes na zona. Estas acções foram realizadas com a colaboração da Junta de Freguesia e envolveram a população de São Jacinto.

Excerto do Livro "Caminho do Triunfo" - Baden Powell

É um texto que tem muito significado para mim, espero que também tenha para vocês.

"Embalaram-te nos costumes, mobilaram-te com as suas pregações.Encharcaram-te de convenções até à medula;Mas não ouves a selva que te chama?Vamos sondar os lugares do silêncio, procuremos a sorte que vier,Viajemos para uma terra solitária que conheço;O vento nocturno está a segredarmos, fulgura uma estrela que nos guia,E a selva chama, chama por nós.... Vamos.Já sofreste, tiveste fome e triunfaste, andaste de rojo e contudo tentaste aferrar a glória,Tornando-te grande na grandeza do conjunto?"Fizeste coisas" só por fazê-las, deixando que os palavrosos contassem a historia a seu modo,Vendo a alma nua através de fino verniz?Já viste DEUS em Seus esplendores, ouviste o texto que a natureza te repete?(Nunca o ouvirás no banco familiar da igreja)As coisas simples, as coisas verdadeiras, os homens calados que fazem as coisas? -Ouve então a selva que te chama.

in "A Caminho do Triunfo" ,Baden Powell. "